Você pensou que era o McDonald’s? Talvez tenha imaginado que o Burger King era o king do pedaço? Se enganou! O título de maior franquia de fast food do mundo é da Subway! A rede está presente em todos os cantos do planeta e se expande muito rápido. No Brasil, costuma ser a primeira franquia a chegar às cidades menores. Pioneirismo que é recompensado com filas na porta. No minuto que você levou para ler este texto até aqui, o Subway vendeu 5.300 sanduíches. Não é incrível?
O COMEÇO DE TUDO
A primeira loja Subway foi inaugurada no verão de 1965, numa pequena cidade chamada Bridgeport, em Connecticut, nos Estados Unidos. Seu fundador foi o adolescente Fred DeLuca, de apenas 17 anos, que começou o negócio com um empréstimo de US$ 1 mil feito por um amigo de sua família, o médico Peter Buck, que acabou se tornando sócio do empreendimento.
A DECORAÇÃO
Para ser a maior franquia do mundo, é preciso pensar em tudo. Já reparou como as lojas do Subway exibem tijolos e pedras? Este visual foi planejado para combinar simplicidade, rusticidade e conforto. A ideia era que o ambiente ficasse acolhedor e atraísse encontros familiares. Deu certo!
O CHEIRO
Todas as unidades do Subway têm o mesmo cheiro. Quando estiver em outra cidade ou outro país, faça o teste. O aroma, que lembra o de açúcar caramelado, é um segredo. O mais provável é que ele venha dos pães, que são descongelados e assados nas próprias lojas, atrás do balcão de atendimento, dezenas de vezes ao dia.
7,6 MILHÕES DE SANDUÍCHES POR DIA
Você não leu errado. São 5.300 sanduíches vendidos por minuto, 320 mil por hora e 7,6 milhões por dia. A maior franquia de fast food do mundo tem mais de 44 mil lojas em 110 países, que empregam 410 mil pessoas.
FLEXIBILIDADE
No Reino Unido e na Irlanda, países com grande presença de muçulmanos, as 185 lojas do Subway modificaram o cardápio: o presunto e o bacon foram substituídos por carne halal. Isso mostra que, para ser a maior franquia de fast food do mundo, é preciso entender o mercado e ser flexível.
111 QUILOS
Outra curiosidade é que muitos clientes dão preferência ao Subway porque desejam emagrecer. Cada um monta o sanduíche que deseja e pode caprichar na salada, ao invés de pegar ingredientes mais calóricos. Um ex-porta-voz da empresa, Jared Fogle, perdeu 111 quilos – sim, 111!!!! – comendo um sanduíche de 15 centímetros no almoço e outro de 30, vegetariano, no jantar. Sempre evitando acrescentar queijos e maionese.
PROVA DO SUCESSO
Uma estatística do Subway é a prova de que a empresa é uma franqueadora que oferece excelentes resultados aos seus parceiros. 70% das novas unidades de franquias são compradas por quem já é dono de uma loja Subway e deseja expandir!
USINA DE FRANQUIAS
Quando o fundador do Subway morreu, em 2015, deixou uma fortuna de US$ 2,2 bilhões. Lembre-se que ele começou com apenas US$ 1 mil. Se um adolescente, com tão pouco dinheiro, conseguiu criar um império, imagine o que você poderia conquistar com um capital maior e a orientação dos especialistas da USINA DE FRANQUIAS. Se você quer transformar sua empresa numa franquia famosa e lucrativa, marque uma conversa!