Investir em franquia é um bom negócio

Por em
965
Investir em franquia é um bom negócio

Investir em franquia é um bom negócio para quem vai franquear sua marca e para quem adquire uma unidade. Todo mundo sai ganhando.

Para crescer e alcançar novos mercados, só existem duas possibilidades: abrir filiais ou franquear o negócio. Se a escolha for pelas filiais, o empreendedor terá uma vida de trabalho em excesso e muitos problemas. É desgastante ser o responsável por tudo. Visitar todas as lojas. Lidar com gerentes de perfis completamente diferentes e com as demandas específicas de cada região. Ao optar por franquear o negócio, a responsabilidade é compartilhada. O dono da marca passa a se preocupar com estratégias, inovações, melhorias. E os seus franqueados é que vão cuidar da administração operacional, da rotina de reposição de estoque, atendimento ao cliente e da contratação dos funcionários.

Investir em franquia é um bom negócio também para quem deseja começar um empreendimento. É muito mais fácil se lançar ao mercado com uma marca conhecida e admirada pela clientela. É muito mais tranquilo iniciar uma atividade contando com o suporte de profissionais mais experientes, que já enfrentaram problemas e encontraram soluções, e oferecem ao franqueado o passo a passo do sucesso. Não é à toa que milhões de pessoas no mundo escolhem comprar uma franquia do que abrir o próprio negócio. E a maioria delas, depois de um tempo, adquire a segunda unidade, a terceira…

FATURAMENTO DE R$ 163 BILHÕES

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) fez uma radiografia do setor em 2017 e, com base nestes dados, projetou o mercado para 2018.

Em 2017, 2 mil e 800 franquias estavam em operação no Brasil. Suas 145 mil unidades faturaram R$ 163 bilhões. Em relação a 2016, houve um aumento de 2% na quantidade de lojas e de 8% no faturamento.

E PARA 2018?

Para a ABF, investir em franquia é um bom negócio em 2018. A estimativa da associação é que haja um crescimento de 3% em unidades e, também, na geração de empregos pelo setor. Outro dado importante é que o faturamento deve aumentar de 9% a 10%. Estamos falando de um acréscimo de R$ 16 bilhões.

ÍNDICE DE SATISFAÇÃO

A prova de que investir em franquias é um bom negócio é o Índice de Confiança do Consumidor, também apurado em pesquisa pela ABF. De dezembro de 2016 para o mesmo mês de 2017, a taxa aumentou de 72,8% para 86,4%. Também foi registrado um crescimento no Índice de Confiança Empresarial, que mede a satisfação dos franqueados: de 78,7% para 93,1%.

TENDÊNCIAS PARA 2018

O levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Franchising traz algumas tendências para o setor em 2018. Haverá uma diversificação de canais, modelos e localização, com muitas unidades sendo inauguradas dentro de clubes, condomínios residenciais e empresariais, assim como em universidades. A venda direta e as operações de delivery ganham espaço.

Outra tendência é o crescimento do número de multifranqueados (empreendedores com mais de uma unidade, da mesma ou de diferentes franqueadoras) e de franqueados multimarcas (tipo de franquia em que a unidade pode comercializar produtos ou serviços de vários fornecedores homologados à rede franqueadora).

Por fim, a ABF aposta no aumento expressivo da presença de franquias fora das capitais. Nos últimos meses, a cidade com maior crescimento em número de unidades foi São José dos Campos.

O MERCADO BRASILEIRO DE FRANQUIAS

Está vendo como investir em franquia é um bom negócio? A Usina foi em busca de informações para dar a você uma visão melhor de como está estruturado, hoje, o mercado brasileiro para esse tipo de negócio.

– O segmento predominante é o de alimentação, com 34% das franquias em operação no país;

– O ramo que registrou o maior crescimento em 2017 foi o de saúde, beleza e bem-estar, que pulou de 12% para 16% em participação de mercado;

– 88% das franqueadoras estão na região Sudeste, 6% no Centro-Oeste, 4% no Nordeste e 2% no Sul. Por estados, a liderança fica com São Paulo, que concentra 72% das franqueadoras;

– 42% dos municípios brasileiros, ou 2,3 mil cidades, contam com pelo menos uma unidade de franquia;

– A maior franquia do Brasil é O BOTICÁRIO, com 3.672 unidades;

– O maior salto em quantidade de unidades foi da ACQIO, uma franquia home based de meios de pagamento (máquina de cartão). Ela quase dobrou o número de unidades, passando de 387 franqueados em 2016 para 672 em 2017.

USINA DE FRANQUIAS

Se você se convenceu de que investir em franquia é um bom negócio e quer descobrir como transformar sua empresa numa franqueadora de sucesso, fale com nossos especialistas. Clique aqui, preencha o formulário, e a Usina de Franquias entrará em contato rapidamente.

Comece logo! Não deixe que seus concorrentes saiam na frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *