MANUAIS DE FRANQUIA
Um guia detalhado com as obrigações e processos operacionais que os franqueados devem obedecer.
Comprar uma franquia é aceitar que regras existem e devem ser cumpridas. Quem tem o perfil rebelde e contestador deve repensar sua decisão de investir em uma unidade. Pois o investimento só terá retorno se foram cumpridas as diretrizes e processos operacionais presentes nos manuais da franquia.
A franqueadora é responsável por elaborar e fornecer os manuais assim que o contrato for assinado. Eles são a forma documental de transferir o know-how aos franqueados. Por meio deles, a marca garante que estratégias já testadas e aprovadas sejam replicadas com precisão em todas as unidades.
A padronização é o principal pilar do sistema de franquias. Para conversar com o time de redatores da Usina de Franquias, clique aqui e preencha o formulário.
É um guia dos procedimentos necessários para que a unidade possa começar a operar. Aborda deste a constituição legal da empresa até a execução do projeto arquitetônico, com um fluxo de etapas e prazos para cada procedimento. Traz informações sobre treinamento dos funcionários, compra de estoque inicial e estratégias para a inauguração.
O manual de operação auxilia o franqueado no que diz respeito às rotinas da unidade. Apresenta as atribuições que serão dadas e as características esperadas para cada função da equipe. O documento apresenta todos os procedimentos operacionais que devem ser seguidos. É um guia muito útil, inclusive, para que o franqueado consiga gerir os colaboradores e manter a produtividade elevada.
O manual de gestão traz as rotinas para a administração da unidade, como as operações de controle de contas a pagar, contas a receber e gerenciamento do fluxo de caixa, além dos procedimentos para reposição do estoque e compra de insumos e utensílios
Este é um guia das ações estratégicas de marketing que podem ser providenciadas individualmente por cada unidade de franquia. Como a distribuição de panfletos, o gerenciamento de redes sociais e campanhas publicitárias nos meios de comunicação locais. As franqueadoras investem no marketing institucional da marca, mas cada franqueado pode promover estratégias de divulgação, desde que siga os critérios estabelecidos neste manual.